Laboratório de Processamento de Nanocompósitos
A produção de materiais em escala de quilogramas é essencial para o sucesso do desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos na área de polímeros. Além de possibilitar a produção de (nano)materiais em maior escala, o Laboratório de Processamento de Nanocompósitos permite o processamento e a caracterização reológica e mecânica de materiais poliméricos. Sua infraestrutura física, aliada a equipamentos de ponta, é diferenciada e atraente, atendendo a diversas demandas científicas e tecnológicas nas áreas de polímeros termoplásticos e nanocompósitos em geral. Este laboratório conta com os seguintes equipamentos de processamento: extrusoras de dupla rosca (tanto em escala piloto quanto mini extrusora), mini injetora, reômetro de torque, prensa quente, homogeneizador, moinhos de bolas e de facas.
Equipamentos
EXTRUSORA DUPLA ROSCA - APV
Descrição: A extrusora dupla-rosca APV conta com duplas roscas co-rotantes interpenetrantes sendo assim ideais para a formulação de blendas poliméricas e compósitos. Esta extrusora conta com um dosador, uma matriz de filamento, uma banheira de resfriamento em água e uma peletizadora. Sendo dessa forma uma extrusora ideal para formular material polimérico para futura injeção ou formação de filmes por prensagem a quente.
Especificações Técnicas: extrusora dupla-rosca interpenetrante com diâmetro de rosca de 30 mm e razão de aspecto L/D = 13, com quatro zonas de aquecimento e capacidade de processamento de 25 kg/h.
MINI INJETORA - AX PLÁSTICO
Descrição: A mini injetora é empregada no processo de modular em peças injetadas o material polimérico formulado. Nessa operação o polímero peletizado é fundido em uma mono rosca-pistão e injetado em um molde de interesse. O material injetado é resfriado e extraído por pinos extratores do molde, sendo um processo totalmente cíclico. O equipamento está acoplado com moldes do tipo “gravatinha”, sendo este formato de interesse para futuras caracterizações de propriedades mecânicas, como tração e flexão.
Especificações Técnicas:Capacidade máxima de injeção de 16g e força de fechamento de 5,5 kN.
REÔMETRO DE TORQUE - THERMO SCIENTIFIC
Descrição: equipamento amplamente utilizado para a formulação de novos materiais, assim como para análise de parâmetros de processo como viscosidade, temperatura de fusão e estabilidade térmica do material. Além disso, auxilia em atividades de modelagem de processo, como composição de polímeros com aditivos para reduzir a inflamabilidade e na simulação de processos mestre usando apenas 50 g de material para otimizar a extrusão ou mistura em relação à temperatura.
Especificações Técnicas:RheoDrive 16, 16 kW e 3 x 230 V/N/PE Velocidade 500 rpm; Torque 400 Nm
MOINHO MICRO PULVERIZADOR DE BOLAS TE 350
Descrição: Utilizado para moagem de amostras com alto teor de dureza como ossos, vidros, calcário, comprimidos, sementes e produtos com baixo teor de gordura.
Especificações técnicas: volume interno de 235 ml, moagem com esfera de moagem de 5/4’ em aço inox (AISI 304). Sistema de moagem por batidas intermitentes. Capacidade de moagem de 20 a 40 g com 617 golpes por minuto.
MINI EXTRUSORA DR164AX DUPLA ROSCA
Descrição: Mini Extrusora dupla-rosca co-rotante interpenetrante indicada para o processamento de compósitos termoplásticos reforçados com fibras naturais ou de vidro, cargas minerais e blendas poliméricas. Esta extrusora conta com dois dosadores, sistema de co-extrusão e de degasagem, e matriz para formação de filmes planares ou filamento para granulação. Conta também com uma banheira de resfriamento e granulador, assim como puxadores rolantes de filmes planares.
Especificações técnicas: modelo DR.16:40.AX, jogo de roscas seccionadas Ø 16 mm L/D 40, RPM das roscas de 40/400, 06 zonas com controle de aquecimento, sendo 05 no cilindro e 01 no cabeçote. Capacidade produtiva do equipamento de 0,5 kg a 7,2 kg/h
PRENSA COMPACTA QUENTE/FRIA
Descrição: Equipamento amplamente utilizado para a formação de chapas, filmes ou moldados de interesse, sendo em sua maioria de composição polimérica. O sistema de aquecimento permite a moldação de material termoplástico e elastomérico.
Especificações técnicas: Marca MH-P8HR PN, com acionamento elétrico do sistema hidráulico, área de prensagem de 200×200 mm, potência máxima de 2700 W e temperatura máxima de 250°C.
Descrição: Equipamento amplamente utilizado para a formação de chapas, filmes ou moldados de interesse, sendo em sua maioria de composição polimérica. O sistema de aquecimento permite a moldação de material termoplástico e elastomérico.
Especificações técnicas: Marca MH-P8HR PN, com acionamento elétrico do sistema hidráulico, área de prensagem de 200×200 mm, potência máxima de 2700 W e temperatura máxima de 250°C.
Homogeneizador de Laboratório (DRAIS)
Descrição: éricas (masterbach, compósitos, blendas e WPC). Por meio da alta rotação, dispersa e incorpora altos teores de cargas, pigmentos e outros materiais em diversos tipos de polímeros (grãos, pó ou flakes), de maneira eficiente, rápida e segura.
Especificações técnicas: Modelo MH-100-H, da marca MH Equipamentos com capacidade de 100 mL, peso de carga de 50 a 150g com rotação variável, sistema de leitura de temperatura controlável, potência de 8,5 kW e profundidade de 810 mm.
MOINHO GRANULADOR DE FACAS
Descrição: Moinho de facas amplamente empregado na moagem a seco ou com lavagem simultânea de fibras naturais, ou material polimérico como borracha, espuma, isopor, tecido, permitindo que o material depois de moído possa ser destinado ao reprocessamento, venda ou aterro sanitário sem o risco de desvio de produtos.
Especificações técnicas: Marca Rone – Modelo N.200. O sistema conta com lâminas de 200mm de comprimento, diâmetro do rotor 150 mm, bocal de alimentação de 210 x 180mm, capacidade de processamento de 30 a 100 kg/h.
- Conheça a Divisão
- Instalações
- Laboratório de Crescimento In-Situ
- Laboratório de Espectroscopia e Espalhamento
- Laboratório de Fotoeletroquímica
- Laboratório de Microscopia Eletrônica de Transmissão
- Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura & Duplo Feixe
- Laboratório de Microscopia de Força Atômica
- Laboratório de Processamento de Nanocerâmicas
- Laboratório de Síntese de Nanomateriais
- Equipe
- Contato