Processo de Submissão de Propostas
Com instalações abertas, o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atende pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desejam utilizar as estações experimentais do Laboratório para a realização de suas investigações.
Para o ano de 2022 a submissões de propostas serão realizadas exclusivamente em um novo sistema o SAU online
(Atenção) A submissão de propostas para microscopia eletrônica e criomicroscopia, que possuem um fluxo por período devem ser feitas no sistema SAU Online. Se o usuário não possuir um cadastro nesse novo sistema será necessário fazê-lo.
Auxílio financeiro
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia, através do CNPEM, concede auxílio financeiro a usuários externos de instituições brasileiras que residam fora do estado de São Paulo e estrangeiros que residam em países da América Latina e Caribe e venham utilizar os laboratórios de microscopia eletrônica e criomicroscopia eletrônica.
Leia as regras de auxílio para usuários externos das instalações abertas do LNNano
Práticas excepcionais de atendimento aos usuários do CNPEM durante a pandemia:
Durante o período de pandemia de COVID-19, o CNPEM tem adotado práticas excepcionais de atendimento aos seus pesquisadores-usuários, buscando reduzir a disseminação do coronavírus. Essas regras reforçam o compromisso do CNPEM no atendimento à comunidade científica, buscando sempre assegurar a saúde dos usuários e de seus funcionários.
Para acessar as regras de acesso ao campus e orientações comuns a todas as instalações abertas do CNPEM, clique aqui
Política para atendimento aos usuários do LNNano
No LNNano, as seguintes instalações seguem abertas para experimentos remotos, mediante o envio de amostras e também poderá ser realizado experimentos presenciais a partir de 01/11/2021: Microscopia de força atômica e síntese-(MFAS), Micro Nano Fabricação (MNF), Microtomógrafo de raios X (MicroCT), Espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), Microscopia Eletrônica e Criomicroscopia.
Calendário para envio e execução de propostas 2023:
As propostas para execução em 2023 devem ser enviadas no novo sistema SAU Online.
Instalação | Período de Submissão | Período de Realização | Contato para dúvidas |
Microscopia Eletrônica (ME) SEM-FIB/TEM | 15/Dez/2022 a 05/Fev/2023 | Abril a Dezembro/23 | SEM-FIB: sem-fib@lnnano.cnpem.br
TEM: tem@lnnano.cnpem.br |
Criomicroscopia CRYO-EM | 15/Dez/2022 a 05/Fev/2023 | Abril a Dezembro/2023 | cryo-em@lnnano.cnpem.br |
Microscopia de Força Atômica e Síntese (MFAS) |
03/Jan/2023 a 31/Out/2023 | 09/Jan/2023 a 21/Dez/2023 | lcs@lnnano.cnpem.br |
Micro e Nanofabricação (MNF) Dispositivos e sistemas funcionais (DSF-LD), Caracterização, Nanofabricação ..Microfabricação |
03/Jan/2023 a 01/Dez/2023
03/Jan/2023 a 17/Nov/ 2023 |
03/Jan/2023 a 08/Dez/2023
09/Jan/2023 a 15/Dez/2023 |
nanofabricacao@lnnano.cnpem.br |
MicroCT –Atenção “ Usuários do MicroCT,
Informamos que o equipamento está inoperante. Estamos em constante manutenção para resolver o problema, e divulgaremos quando for possível submissão de propostas para retorno da utilização. |
A definir | A definir | microct@lnnano.cnpem.br |
XPS | 03/Jan/2023 a 29/Set/2023 | 01/Fev/2023 a 15/Dez/2023 | espalhamentoeespectroscopia@lnnano.cnpem.br |
Regras e Dicas para a Submissão de Propostas
É incentivada a inclusão de alunos (mestrado, doutorado, etc.) nas propostas. No entanto, os alunos não podem enviar uma proposta sem um pesquisador sênior como pesquisador principal. Se a proposta for apresentada por aluno de doutorado, deverá conter um pesquisador titular, preferencialmente o orientador do aluno como pesquisador principal.
Importante: O processo para submissão de propostas é aplicável exclusivamente para pesquisas em domínio público conduzidas por usuários acadêmicos, brasileiros ou estrangeiros, ou por usuários industriais que não almejem a proteção intelectual de suas pesquisas.
Tipos de Submissão de Propostas
Existem duas formas de submissão de propostas de pesquisa:
– Proposta Padrão – para todas as instalações;
– Proposta Acesso Rápido (Fast-Track) – para algumas instalações.
Proposta Padrão
Este é o procedimento padrão para acesso às instalações do LNNano. A submissão de propostas é realizada obedecendo o calendário de submissão de cada instalação. O usuário solicita tempo para um experimento específico em uma instalação. A proposta é avaliada por um dos Comitês Internos ou Externos de Avaliação de Propostas.
Se a proposta for aprovada, é concedido ao usuário tempo para execução de pesquisa.
Proposta de Acesso Rápido (Fast-Track)
Este procedimento tem como objetivo aprimorar o acesso às instalações do LNNano para experimentos que demandam pouca preparação e envolvem amostras e requisitos de segurança simples. A Proposta de Acesso Rápido (Fast–Track) é direcionada a usuários que já tenham experiência na técnica requerida e cujo grupo, ou pesquisador responsável, já tivera uma proposta submetida e aceita. Este procedimento pode ser usado para completar e/ou complementar resultados experimentais para a conclusão de publicações científicas ou trabalho de tese. É necessário que o pesquisador responsável verifique a viabilidade técnica para a realização da proposta com o coordenador da instalação antes da submissão.
Para orientações sobre a submissão de propostas do tipo fast track para a Microscopia Eletrônica/ Criomicroscopia clique em Regras Fast Track.
Não são todas as instalações do LNNano que oferecem possibilidade de submissão de propostas no tipo fast-track.
Como Submeter uma Proposta
Para iniciar o processo de submissão de propostas é necessário que o usuário faça seu registro no sistema SAU Online. Para criar uma conta, o usuário deve clicar no botão “create a new SAU Online account” e fornecer informações pessoais e profissionais.
Importante: Este registro só precisa ser feito uma única vez, pode ser feito independentemente do período de submissão de propostas e as informações fornecidas podem ser atualizadas a qualquer momento.
Uma vez registrado no sistema SAU Online, o usuário deve clicar no link “Submit a new proposal” e seguir as instruções indicadas, escolhendo o Laboratório Nacional e a instalação para a submissão. Será necessário o preenchimento online de um formulário geral.
Após a submissão, a proposta será encaminhada automaticamente para o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU).
Análise da Proposta de Pesquisa
O processo de análise da proposta de pesquisa é dividido em diferentes fases:
Fase 1: Avaliação interna da proposta pelo coordenador da instalação para julgar a viabilidade técnica do experimento proposto.
Fase 2: As instalações possuem Comitês Internos e Comitês Externos de Avaliação de Propostas que avaliam e classificam as propostas de acordo com os seguintes critérios: mérito científico das propostas e experiência da equipe, avaliação de propostas anteriores e publicações científicas baseadas em resultados obtidos anteriormente no LNNano. As propostas melhor avaliadas são recomendadas para recebimento de tempo de uso da instalação.
Fase 3: Avaliação interna pelo comitê de segurança, a proposta que apresentar risco de segurança para execução terá que preencher um formulário de segurança específico e passar pela avaliação de um comitê de segurança que fará as recomendações de adaptação para execução do experimento.
Importante: Dada a importância dos resultados científicos anteriores para o processo geral de avaliação das propostas, recomenda-se que os usuários verifiquem e atualizem suas publicações tanto no sistema SAU Online quanto na base de dados da Biblioteca do CNPEM. As atualizações da base de dados da biblioteca devem ser feitas enviando a informação bibliográfica completa para a Biblioteca (producao.cientifica@cnpem.br). As publicações são incluídas após checagem pela equipe da biblioteca e pela coordenação das instalações.
Regras e Dicas para a Submissão de Propostas
Importante: É incentivada a inclusão de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutores nas propostas. No entanto, os alunos não podem enviar uma proposta sem um pesquisador sênior como pesquisador principal. Se a proposta for apresentada por aluno de doutorado, deverá conter um pesquisador titular, preferencialmente o orientador do aluno como pesquisador principal.
DICA: Antes de submeter uma proposta, recomenda-se que os usuários consultem no site as instalações, cursos, serviços e tecnologias disponíveis, assim como recomendações específicas para o preparo de amostras, protocolos e outras especificações detalhadas sobre o processo de submissão de proposta de pesquisa. A consulta de informações com o coordenador da instalação também é altamente recomendada.