Energia Limpa: Mimetizando a fotossíntese

A sociedade moderna enfrenta cada vez mais desafios ambientais. E o maior destes desafios é a Energia. 
Fontes de energia a base de combustíveis fósseis liberam CO2 na atmosfera, água e solo, gerando problemas ambientais. Uma sociedade moderna e sustentável, exige uma produção alternativa de energia. 

Como um país pode crescer sem aumentar a demanda de Energia baseada em uso de combustíveis fósseis? 

Esse é o dilema da atualidade e para resolvê-lo faz-se necessário o desenvolvimento e descoberta de fontes alternativas de energia, livres de carbono, e que viabilizem o crescimento econômico sustentável de forma acessível e de baixo custo. 

 

No LNNano temos um programa de Energia cujo foco é usar as ferramentas da nanotecnologia para desenvolver fontes alternativas de geração de energia utilizando processos eletroquímicos. A base desse programa é o desenvolvimento de processos de estocagem de energia solar a partir da geração de hidrogênio (H2), um sistema que mimetiza a fotossíntese e estoca a energia utilizando processos eletroquímicos, principalmente o desenvolvimento de baterias sólidas de íons lítio (Li+). 

Os dois processos de estocagem de energia que são o foco deste programa (fotossíntese artificial e baterias de íons Li), têm os mesmos problemas fundamentais que levam à baixa eficiência dos dispositivos.

Acreditamos que a resolução desses problemas de interfaces irá nos conduzir a um aumento da eficiência destes dispositivos, e assim torná-los economicamente mais competitivos. 

O objetivo é responder à seguinte pergunta: 

Para responder a essa questão iremos utilizar o conhecimento em ciência dos materiais e as ferramentas modernas de processamento e caracterização de nanomateriais, incluindo micro e nano-fabricação, microscopia eletrônica de ultra-alta resolução e as técnicas de tomografia disponíveis no Sirius. 

Projetos