QUEM SOMOS

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Com início das atividades em 2011, ao longo de dez anos de existência o LNNano aglutinou profissionais de excelência e equipamentos de última geração para síntese e caracterização de nanomateriais, através do suporte do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias – SisNano, do MCTI, em que atua como Laboratório de referência, e de agências de fomentos nacionais, como a FINEP, FAPESP e CNPq, além de parcerias internacionais.

O LNNano busca a excelência nos quatro eixos de atuação que constituem a missão do CNPEM: atuar como instalações abertas a usuários de toda a comunidade científica; ser efetivo em pesquisa de fronteira; promover inovação tecnológica junto ao setor produtivo e disseminar conhecimentos por meio de eventos e treinamentos.

É hoje um Laboratório consolidado e reconhecido pela comunidade científica nacional e internacional, pela diversificação da infraestrutura oferecida, disponibilização de técnicas de ponta e equipe altamente especializada. A estrutura do LNNano é composta por uma diretoria que agrega quatro divisões: (I) Caracterização, (II) Síntese, (III) Nano e Microfabricação e (IV) Nanotoxicologia e Nanobiotecnologia.

Nos últimos 10 anos, mais de seis mil usuários externos tiveram acesso à uma infraestrutura de última geração, além de apoio científico e técnico singulares em nosso País.

A forma de atuação do LNNano garante a possibilidade de utilização e de aprendizado de jovens pesquisadores, pois permite que mesmo os usuários que não tenham conhecimento prévio nas técnicas disponibilizadas, utilizem com sucesso o parque de equipamentos.

As pesquisas científicas internas são direcionadas a responder questões estratégicas para a economia nacional, com focos nas áreas de Energias alternativas, Saúde e Meio Ambiente. A natureza interdisciplinar e transversal da nanotecnologia torna-a uma ferramenta central para o desenvolvimento desta nova ordem mundial.

Uma equipe de pesquisadores, assistentes de pesquisa e técnicos altamente especializados mantém uma altíssima produção científica, com publicações em revistas de alto impacto.

Sempre em busca de ampla divulgação das competências desenvolvidas, o LNNano promove eventos com foco em capacitação e treinamento por todo o território nacional.

O objetivo do LNNano é de continuar crescendo e superando os novos desafios para destacar-se cada vez mais como protagonista na produção e pesquisa mundiais em nanotecnologia.