Explorando a nanoescala para melhoria da qualidade de vida 

Os avanços da nanotecnologia têm evidenciado um grande potencial para geração de novas tecnologias e melhoria da qualidade de vida, especialmente na área da saúde. São exemplos: a produção de medicamentos e vacinas mais eficazes; e o desenvolvimento de dispositivos integrados para diagnóstico precoce, análises rápidas e biomonitoramento personalizado. 

Materiais nanoestruturados, dispositivos micro/nanofabricados e métodos computacionais desempenham um papel essencial para avanços científicos e tecnológicos em saúde pública, animal e ambiental. Assim, um profundo entendimento das interações de nanomateriais com sistemas biológicos (proteínas, células e micro-organismos), bem como da estrutura de biomoléculas e biomateriais, é fundamental para a descoberta de biomarcadores, tratamentos de patologias e protocolos de segurança. Desse modo, é necessário avançarmos no estudo e controle de fenômenos em nanoescala na interface com sistemas biológicos complexos. 

Programa de Saúde do LNNano, de forma integrada e multidisciplinar, tem como objetivo criar um ambiente diferenciado e altamente favorável para a pesquisa na fronteira do conhecimento, atuando em três frentes principais: i) sensores e biomonitoramento, ii) nanobiointerfaces e iii) criomicroscopia eletrônica. Proporcionando assim, oportunidades únicas para ciência, tecnologia e inovação

 

A seguinte pergunta norteia o desenvolvimento deste programa:

Quais fenômenos físico-químicos ocorrem na nanoescala e como produzir materiais/dispositivos funcionais para interação com sistemas biológicos complexos visando aplicações em saúde e ciências da vida ?”   

Projetos