Os avanços da nanotecnologia têm evidenciado um grande potencial para geração de novas tecnologias e melhoria da qualidade de vida, especialmente na área da saúde. São exemplos: a produção de medicamentos e vacinas mais eficazes; e o desenvolvimento de dispositivos integrados para diagnóstico precoce, análises rápidas e biomonitoramento personalizado.
Materiais nanoestruturados, dispositivos micro/nanofabricados e métodos computacionais desempenham um papel essencial para avanços científicos e tecnológicos em saúde pública, animal e ambiental. Assim, um profundo entendimento das interações de nanomateriais com sistemas biológicos (proteínas, células e micro-organismos), bem como da estrutura de biomoléculas e biomateriais, é fundamental para a descoberta de biomarcadores, tratamentos de patologias e protocolos de segurança. Desse modo, é necessário avançarmos no estudo e controle de fenômenos em nanoescala na interface com sistemas biológicos complexos.
O Programa de Saúde do LNNano, de forma integrada e multidisciplinar, tem como objetivo criar um ambiente diferenciado e altamente favorável para a pesquisa na fronteira do conhecimento, atuando em três frentes principais: i) sensores e biomonitoramento, ii) nanobiointerfaces e iii) criomicroscopia eletrônica. Proporcionando assim, oportunidades únicas para ciência, tecnologia e inovação.
A seguinte pergunta norteia o desenvolvimento deste programa:
“Quais fenômenos físico-químicos ocorrem na nanoescala e como produzir materiais/dispositivos funcionais para interação com sistemas biológicos complexos visando aplicações em saúde e ciências da vida ?”
Projetos
COVID-19
- Construção de plataformas nanoestruturadas para prevenção e detecção de COVID-19;
- Desenvolvimento de biossensor de baixo custo para detecção da COVID-19 em seu estágio inicial.
Sensores e dispositivos
- Biossensor determinante da coagulação sanguínea;
- Fabricação e caracterização de dispositivos baseados em nanomembranas;
- Biossensor para aferição do índice glicêmico do fluído intersticial humano;
- Sensor multidimensional para o monitoramento in-situ de nanopartículas.
NanoBioInfo
- Estudo da formação de coronas biomoleculares na superfície de materiais nanoestruturados: caracterização e impactos na interação celular;
- Caracterização eletroquímica, machine learning e dispositivos funcionais para aplicações biológicas e nanotoxicologia preditiva;
- CompSafeNano – NanoInformatics Approaches for Safe-by-Design of NanoMaterials.
Criomicroscopia
- Estabelecimento de uma Instalação Aberta de Criomicroscopia eletrônica (Cryo-EM) no CNPEM;
- Complexos biológicos em ação, in vitro e in silico (Explorando Big-Data em Cryo-EM).