Premiação da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) aconteceu durante o 28° Encontro Nacional da Indústria Química (ENAIQ)
O trabalho desenvolvido na área de hidrogênio verde pelo cientista Flávio Leandro de Souza, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foi o vencedor do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia e Inovação 2023 pelo trabalho desenvolvido na área de hidrogênio verde.
O prêmio, entregue no dia 4/12, é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), que busca identificar, dar reconhecimento e promover trabalhos de pesquisa científica e de inovação tecnológica de excelência no setor químico desenvolvidos por empresas, startups e pesquisadores, no Brasil. A organização, fundada em 1964, congrega empresas de todos os portes, além de prestadores de serviços nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências.
A premiação, que analisa diversos critérios, como grau de inovação, impacto potencial na competitividade e produtividade e contribuições para o desenvolvimento sustentável, recebeu o nome de Kurt Politzer como uma homenagem ao doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a ABIQUIM. Politizer é também considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil.
O trabalho desenvolvido por Flavio nas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM) foi dedicado ao desenvolvimento de uma nova geração de tecnologia para produção de hidrogênio de baixo carbono usando luz do sol, água e materiais de baixo custo e ambientalmente amigáveis. A pesquisa foi publicada em periódicos como “Sustainable Energy & Fuels” e “Materials Today Energy” e envolveu o desenvolvimento de um protótipo de um fotoeletrolisador que usou hematita e elementos modificantes para alcançar um alto nível de eficiência.
“O prêmio da ABIQUIM foi uma surpresa boa e que coroa um trabalho de equipe, onde tivemos pessoas trabalhando direta ou indiretamente, mas que tiveram igual importância para alcançar esse desenvolvimento. A nossa tecnologia 100% brasileira acrescenta mais uma alternativa no portifólio nacional rumo a criação de soluções com o objetivo de mitigar emissão de CO2 no meio ambiente.”, pontua Flavio.
Sobre a ABIQUIM
Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências.
Estruturada para realizar o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior.
Para atender as demandas do setor, a Abiquim também conta com trabalhos das comissões setoriais e temáticas, formadas por representantes das empresas associadas e profissionais da própria entidade, que apoiam e executam as atividades.
A Abiquim é responsável pela coordenação, em nível nacional, do Programa Atuação Responsável®, além de administrar o CB 10 – Comitê Brasileiro de Normas Técnicas, da ABNT, para a área química.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.