As inscrições para a quinta edição do Workshop em Microfluídica estão abertas até dia 12 de julho de 2015. Multidisciplinar, a Microfluídica tem aplicação em diversos setores e áreas do conhecimento e os grupos de pesquisa em torno dessa técnica vêm crescendo ao longo dos anos. A quinta edição do evento ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho, no auditório do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), em Campinas.
Tradicionalmente realizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desde 2011, o Workshop reúne estudantes e jovens pesquisadores de diferentes estados brasileiros para discutir as mais recentes inovações nesse campo, realizar a comunicação e troca de resultados de pesquisas e demonstrar técnicas e outras aplicações utilizando microfabricação.
A microfluídica pode ser definida como a ciência e engenharia de sistemas com dimensões micrométricas, na qual o comportamento dos fluídos difere da teoria tradicional para domínios macroscópicos. Apesar de ser explorada para uma variedade de aplicações científicas e tecnológicas, ainda é necessário expandir o alcance das discussões sobre o tema. Segundo Angelo Gobbi, coordenador do Laboratório de Microfabricação (LMF/LNNano) e um dos organizadores do Workshop, as pesquisas em microfluídica ainda são restritas a poucos grupos de pesquisa. “Um dos grandes desafios é a acessibilidade a tecnologias convencionais de microfabricação, que incluem de salas limpas a instrumentação sofisticada”, comenta. Por esse motivo, o comitê de organização do Workshop em Microfluídica vê este evento como um importante meio de disseminação e de troca de ideias.
Um dos destaques da quinta edição será a palestra do Dr. Charles Henry, da Colorado State University, nos EUA, cujo trabalho se concentra em sistemas de análise miniaturizados, também conhecidos como “lab-on-a-chip”, para aplicação em monitoramento ambiental e biossensores. O pesquisador vem a convite do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio) e realiza a palestra de abertura, no dia 23 de julho.
Assim como nos anos anteriores, os participantes têm a oportunidade de compor a programação oficial, apresentando seus resultados de pesquisas em sessões de pôsteres ou em apresentações orais. Os melhores trabalhos são premiados pela Royal Society of Chemistry (RSC), em três categorias: Analyst, para trabalhos em bioanalítica; Analytical Methods, para trabalhos envolvendo química analítica, e Lab On a Chip (LOC), para melhor contribuição em microfluídica. O período para a submissão de trabalhos encerra no dia 22 de junho, os selecionados serão comunicados via e-mail.
Também é notável a evolução do evento nos últimos anos. Em sua primeira edição, o Workshop foi realizado em um dia e contou com a participação de 70 pessoas. Entre 2013 e 2014, cerca de 150 pessoas estiveram presentes em cada edição. Para este ano, são esperados cerca de 200 participantes para uma programação de dois dias, incluindo palestras de convidados e as apresentações dos participantes selecionados. A agenda completa pode ser visualizada na página oficial do evento.