LNNano - Brazilian Nanotechnology National Laboratory

Vaga para Doutorado na UFABC e LNNano

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece uma bolsa de estudos de Doutorado em uma das seguintes áreas de conhecimento: Física/Química de Materiais, Engenharia de Materiais ou áreas afins.

Com o título “Nanoestruturas de óxidos para conversão e armazenamento de fótons do sol em hidrogênio: Uma forma limpa e sustentável”, a proposta é produzir materiais em escala nanométrica ativos para aplicação em dispositivos aptos a converter e armazenar energia solar em energia química. Para isso é proposto à síntese e caracterização de eletrodos de óxido de ferro (mineral abundante) puros e modificados pela deposição de diferentes compostos tais como, NiFe2O4, CoFe2O4 e ZnFe2O4. Nesse contexto, os materiais terão como principal foco a aplicação em dispositivo para conversão de energia solar em energia química, por meio de reações de fotoeletrólise na presença de água (gerando gás H2 e O2 como produtos).

As disciplinas desta opção de doutorado deverão ser cursadas no campus da UFABC, em Santo André-SP. A execução do projeto será realizada na Universidade e no LNNano, localizado no campus do CNPEM, em Campinas.

Pesquisador responsável: Dr. Flavio Leandro de Souza.

Importante: o aluno deverá optar pela pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados ou Física da UFABC. 

Para se inscrever, o candidato deverá enviar CV e Histórico Escolar para fleandro.ufabc@gmail.com. Na mensagem o assunto deve conter: nome completo do candidato e VAGA DOUT-CNPq. As candidaturas serão recebidas até o dia 19/09/2019.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço descrito acima.