LNNano - Brazilian Nanotechnology National Laboratory

Vaga de doutorado no LNNano

Plataformas microfluídicas “brain on a chip”: fabricação e avaliação do comportamento celular

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), parte do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, oferece uma vaga de doutorado direto para o desenvolvimento de plataformas microfluídicas “brain on a chip”, que mimetizam o sistema nervoso central humano para estudos in-vitro da conectividade neuronal e os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patofisiologia de doenças que afetam o sistema. A vaga tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dentro do Projeto Temático “Desenvolvimento de microplataformas brain-on-a-chip para modelagem do sistema nervoso central in vitro”.

Plataformas do tipo “organ-on-a-chip” consistem em dispositivos microfluídicos que imitam o ambiente interativo e funções de órgãos humanos através da integração de organoides produzidos por células primárias presentes em tecidos humanos. Esses sistemas figuram como modelos in-vitro de fronteira, que podem revolucionar o campo farmacêutico, por exemplo, na triagem de medicamentos e estudos das rotas de tratamento, progressão de doenças e diagnóstico, uma vez que geram análises acuradas sobre a eficácia/toxicidade de drogas em pacientes humanos e o surgimento/progressão de doenças.

Neste projeto os organoides serão produzidos a partir de células-tronco, ao passo que o sistema “brain-on-a-chip” irá mimetizar a circulação sanguínea, a barreira hematoencefálica e a circulação do líquido cefalorraquidiano.

Serão investigados processos de microfabricação desenvolvidos pelo grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Lucimara Gaziola de la Torre (FEQ/Unicamp) e pelo grupo do Prof. Dr. Renato Sousa Lima e Msc. Angelo Luiz Gobbi (LNNano/CNPEM), ambos em Campinas-SP. Os microdispositivos serão validados através de ensaios de cultivo celular, os quais serão realizados com o apoio do grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra. Marimelia Porcionatto (UNIFESP).

Equipe responsável:

Profa. Dra. Lucimara Gaziola, de La Torre – FEQ/Unicamp

Prof. Dr. Renato Sousa Lima – CNPEM/LNNano, IQ/UNICAMP

Msc. Angelo Luiz Gobbi – CNPEM/LNNano

Profa. Dra. Marimelia Porcionatto – UNIFESP

 

Requisitos para a vaga:

  • Os candidatos devem possuir graduação em cursos relacionados ao tema (Química, Engenharia Química, Engenharia Biomédica e outros correlatos);
  • Desejável que o candidato já tenha tido contato com culturas in-vitro.

Os interessados devem submeter histórico acadêmico e currículo para o Dr. Renato Sousa Lima (renato.lima@lnbio.cnpem.br) e para a Dra. Lucimara Gaziola (ltorre@unicamp.br), até 14 de junho de 2020.

 

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerencia quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.