Trabalho de doutorado de Leandro Mercês foi escolhido como Melhor Tese de 2018 pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho intitulado “Electronic transport in semiconducting molecular ensembles” foi desenvolvido no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) à época em que Mercês foi bolsista de doutorado, sob a orientação do pesquisador do Laboratório, Cesar Bufon.  O prêmio foi entregue no dia 5 de julho de 2019, no próprio IFGW.

Carlos Bufon, à esquerda, e Leandro Mercês após entrega do Prêmio de Melhor Tese de Doutorado do IFGW

A tese de Mercês resultou em 6 publicações em revistas científicas internacionais, com destaques na capa frontal de duas edições do The Journal of Physical Chemistry C, em agosto de 2017 (https://pubs.acs.org/toc/jpccck/121/31) e junho de 2018 (https://pubs.acs.org/toc/jpccck/122/23). A tese também foi vencedora de três premiações em congressos internacionais e, ainda, abriu portas para uma colaboração de pesquisa entre o LNNano e a Universidade do Algarve, em Portugal.

O trabalho foi orientado pelos professores Carlos César Bof Bufon (LNNano/CNPEM) e Antonio Riul Júnior (IFGW/Unicamp). Contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O prêmio de Melhor Tese é celebrado anualmente pelo IFGW, que concede a honraria ao melhor trabalho defendido no Instituto. O requisito fundamental é que a tese escolhida apresente resultados originais que contribuam significativamente para avanços científicos e tecnológicos na área em que o trabalho se insere.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário