O pesquisador Gabriel Ravanhani Schleder, da área de Teoria e Ciência de Dados do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), foi o vencedor do Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2022 com o estudo “Machine Learning for Materials Science: 2D Materials Discovery and Design”, orientado por Adalberto Fazzio, diretor da Ilum, escola de ensino superior interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do CNPEM.
O trabalho premiado utiliza o chamado aprendizado de máquina (ou machine learning), uma área de destaque em estudos com inteligência artificial, como estratégia para identificar padrões e combinar grande volume de dados para a ciência dos materiais. A partir de simulações de materiais, por exemplo, o aprendizado de máquina pode auxiliar pesquisadores a descobrir e projetar novos materiais 2D para diferentes aplicações em menor tempo e com mais precisão.
A cerimônia de premiação será realizada em 2024 durante o Encontro de Outono a Sociedade Brasileira de Física (SBF). O prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento de 2022 é atribuído à tese mais destacada dentre outros trabalhos laureados pelas Comissões de Área da SBF.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da [plataforma CNPEM 360](https://pages.cnpem.br/cnpem360/) é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.