O pesquisador Gabriel Schleder do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na categoria afiliado na área de Física. A divulgação aconteceu na Assembleia Geral Ordinária da ABC, realizada em 4 de dezembro. A cerimônia de posse dos novos membros afiliados de São Paulo deve ocorrer em outubro de 2024.
Gabriel Schleder é formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do ABC, onde fez mestrado em 2017 e doutorado em 2021 em Nanociências e Materiais Avançados. Pelo seu trabalho “Machine Learning for Materials Science: 2D Materials Discovery and Design”, foi reconhecido com o Prêmio CAPES de Tese 2022 na área interdisciplinar e com o Prêmio José Leite Lopes de Melhor Tese da Sociedade Brasileira de Física (SBF) de 2022.
Durante o doutorado atuou como colaborador do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas, e entre 2020/21 foi visitante na Harvard School of Engineering and Applied Sciences, onde depois foi Postdoctoral Fellow in Applied Physics entre 2021 e 2023 na área de inteligência artificial e simulação computacional de materiais quânticos, e onde é Research Associate in Applied Mathematics.
Em Março de 2023 retornou ao Brasil como Pesquisador para atuar na formação do grupo de Teoria e Ciência de Dados no LNNano do CNPEM, onde está desde então. Foi selecionado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para representar o Brasil no Young Innovator Prize do BRICS 2023 na África do Sul, sendo finalista pelos trabalhos em sensores vestíveis do LNNano. Em dezembro de 2023, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências, sendo um dos mais jovens cientistas com essa conquista na história da instituição.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.