LNNano - Brazilian Nanotechnology National Laboratory

LNNano participa de workshop no Peru

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) fizeram parte de um workshop em Lima, no Peru, dias 5 e 6 de setembro, em parceria com o Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (CONCYTEC). O evento teve como objetivo aproximar centros de pesquisa e universidades peruanas a ambos os Laboratórios, que são parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Durante o workshop, foi apresentada uma proposta de um programa de cooperação, na forma de projetos de pesquisa que envolvem interesses em comum das instituições participantes. . 

O pesquisador do LNNano, Dr. Mathias Strauss, e os pesquisadores do LNLS, Dr. Douglas Galante, Dra. Nathaly Archilha e Dr. Raul Freitas, foram os representantes do CNPEM nesse encontro, que teve também a presença da  presidente do CONCYTEC, Prof. Fabiola León-Velarde Servetto, do embaixador do Brasil no Peru, Rodrigo Baena Soares, e de pelo menos 40 pesquisadores de diferentes universidades peruanas. O evento ainda foi transmitido para quem não pôde estar presente em Lima.

O programa de cooperação prevê o intercâmbio de pesquisadores e estudantes, além da realização de treinamentos e workshops em ambos os países. Durante o evento pesquisadores brasileiros e peruanos apresentaram as suas respectivas instituições e principais linhas de pesquisa, a fim de encontrar pontos de sinergia e elencar potenciais interações, principalmente na área de Ciência dos Materiais.

No segundo dia, os pesquisadores do CNPEM visitaram quatro das principais universidade peruanas: Universidad Nacional de Ingeniería, Universidad Peruana Cayetano Heredia, Universidad Nacional Mayor de San Marcos e a Pontificia Universidad Católica del Perú. Em cada visita, puderam conhecer as respectivas infraestruturas de pesquisa das universidades e aprofundar a interação científica com seus pesquisadores.