O Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck e o Pesquisador Jefferson Bettini, foram palestrantes convidados da 37ª edição do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) entre os dias 12 e 16 de maio de 2014. 

Os trabalhos apresentados foram:

“New ideas about eletrostatic phenomena: hygroelectricity and triboelectricity” (Fernando Galembeck) – A Eletrostática, que alguns consideram como sendo uma área bem conhecida e madura, ainda tem enormes deficiências, seja quanto à teoria e modelos, seja quanto às metodologias experimentais. A consequência disso é a ocorrência de graves acidentes, em todo o mundo, ano após ano, causados por descargas eletrostáticas sem controle. Nos últimos dez anos houve progresso graças a novas ideias e abordagens experimentais, em vários laboratórios do mundo. Galembeck destacou as contribuições do seu próprio grupo no LNNano e na Unicamp: a descoberta da higroeletricidade e o mecanismo mecanoquímico de eletrização de polímeros. Concluiu mostrando resultados originais sobre o impacto da triboeletrização sobre os coeficientes de atrito, outro assunto mal conhecido do ponto de vista fundamental. 

A apresentação “Electron Microscopy a powerful tool for nanoscience and nanotechnology” (Jefferson Bettini) fez parte da seção de tutoriais, no primeiro dia do evento, e destacou técnicas como difração de elétrons, imagens de alta resolução e espectroscopia aplicadas à caracterização micrométrica, nanométrica e atômica de diferentes tipos de materiais.

Esta é a primeira edição do evento no Nordeste brasileiro, mais precisamente na Costa do Sauípe – BA. Além de apresentações de pesquisadores convidados, os participantes puderam apresentar trabalhos em sessões de pôster e comunicação oral e acompanhar uma série de simpósios temáticos, organizados e apresentados pelos Institutos de Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sobre grandes projetos financiados pelo governo federal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário