O LNNano e a Petrobras assinaram, em dezembro de 2014, um novo contrato de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás, após aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Trata-se do projeto “Soldagem por atrito com pino não consumível (FSW) – consolidação do processo visando sua aplicação em campo”, com duração de 36 meses e investimento em torno de 3 milhões de reais pela empresa.
O projeto visa estabelecer parâmetros de soldagem, sua consolidação e normatização, de forma a permitir a utilização do processo na soldagem de tubos de óleo e gás. A Soldagem por Atrito com Pino Não Consumível (SAPNC) é a mais recente técnica de soldagem por atrito, que proporciona a união de materiais, sem que estes cheguem à temperatura de fusão. Traz como vantagens a redução de macro e micro defeitos, a ausência de porosidades causadas pela fusão do material e excelentes propriedades mecânicas da junta soldada. A utilização da técnica de SAPNC possibilita a união de tubos sem defeitos e sem aumento excessivo de temperatura e formação de fases indesejadas, levando à melhoria de suas propriedades.
O processo de soldagem utiliza uma ferramenta não consumível de NBCP – nitreto de boro cúbico policristalino, de alta dureza e alta resistência ao desgaste, para produzir calor concomitantemente a uma deformação plástica severa ao longo da junta. A ferramenta gira, penetrando na junta e aquecendo o metal em contato com a ferramenta. Uma vez atingida a penetração do ombro, o atrito com a junta gera calor e o amolecimento do metal circundante, que é constantemente misturado pelo pino. O avanço da ferramenta ao longo da junta, permite realizar a união dos tubos, com baixa incidência de defeitos.