O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), disponibiliza uma bolsa de pós-doutorado na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para atuar com transistores de filmes finos de materiais 2D. A oportunidade é voltada a profissionais com doutorado em Física ou Engenharia Elétrica.
O projeto consiste na fabricação e caracterização elétrica de transistores de filmes finos baseados em materiais bidimensionais processados em solução (ex.: óxido de grafeno reduzido), visando diferentes aplicações em eletrônica e sensoriamento. Os dispositivos serão produzidos com auxílio de técnicas de micro- e nanofabricação explorando diferentes combinações de materiais metálicos, dielétricos e semicondutores. Os materiais bidimensionais serão processados em solução e depositados por técnicas como dip-coating, spincoating, spraycoating etc. Os dispositivos serão caracterizados por medidas elétricas AC e DC em função da temperatura, campo magnético, tempo, e condições externas como atmosfera (vácuo, N2, CO2) e umidade. O objetivo do projeto é desenvolver novas aplicações para estes dispositivos, bem como aprofundar o entendimento de suas propriedades elétricas.
O trabalho será desenvolvido no LNNano, que possui equipe com formação multidisciplinar (Física, Química e Engenharia) e uma infraestrutura avançada para a fabricação e caracterização dos mais novos tipos de materiais e dispositivos. Conheça nossas instalações para Fabricação de Dispositivos.
Responsável: Dr. Rafael Furlan de Oliveira
Sobre a bolsa
O valor da bolsa é de R$ 4000,00, com vigência de 12 meses. O candidato deverá observar as normas do CNPq quanto à elegibilidade para concorrer à bolsa DTI. Mais detalhes disponíveis no site do CNPq: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/bolsas-e-auxilios/copy_of_modalidades.
Como se candidatar
Os candidatos deverão enviar CV para o endereço: rafael.furlan@lnnano.cnpem.br. O novo prazo para candidaturas é 10 de junho de 2022.