A parceria CNPEM/LNNano com a Petrobras é um exemplo de caso de sucesso que, desde a criação do LNNano, gera importantes projetos.
- Tecnologia para sensores distribuídos de poço (2010-2014): desenvolvimento de sensores microfabricados (MEMS) para o monitoramento de temperatura e pressão de poços de petróleo em tempo real. O resultado do projeto pode ser aplicado em processos similares de monitoramento em todas as etapas de produção de óleo e gás;
- Métodos de preparo de amostra e sensores na área de petróleo e gás (2019-2024): desenvolvimento de projeto que visa monitorar e aplicar uma plataforma microfluídica, com fins de aumentar o controle sobre as dosagens, os resíduos dos insumos e o monitoramento da qualidade dos produtos usados na cadeia.
Outros casos de sucesso de parceria entre CNPEM/LNNano e empresas:
Desenvolvimento de uma tecnologia de produção de tintas condutivas para impressão por jato de tinta (2016-2020): projeto em parceria com a empresa Ticon e apoio da rede SibratecNano, para desenvolvimento de um processo produtivo de nanopartículas metálicas de prata e prata/cobre com especificações adequadas para processos de impressão a jato de tinta.
Autopeça a partir de materiais nanoestruturados de cana-de-açúcar (2019-2021): a Bosch e o LNNnano iniciaram desenvolvimento tecnológico de um componente aplicado em motores de veículos, buscando o aumento de performance da combustão e utilizando materiais ativos nanoestruturados de origem renovável.