EPTV em 23/03/2017

LINKhttps://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/dispositivo-revela-em-poucos-segundos-se-etanol-e-batizado.ghtml

Clique na imagem abaixo para assistir a matéria em vídeo

Sistema desenvolvido pelo Cnpem usa nanotecnologia para checar a qualidade do combustível (Foto: Reprodução/EPTV)

Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), desenvolveram, com o uso de nanotecnologia, um dispositivo capaz de medir em poucos segundos a qualidade do etanol combustível.

De acordo com Carlos César Bufon, pesquisador do Cnpem, o dispositivo pode ser utilizado em toda a cadeia, da produção ao abastecimento, garantindo ao consumidor que o produto enviado ao tanque do carro é, realmente, o que ele comprou.

“Esse sensor pode ser usado desde a fabricação, lá na usina, pode passar pelo transporte, a parte de estocagem, o tanque de reserva do posto, e consequentemente a bomba de combustível, até o automóvel”, explica Bufon.

A equipe do Cnpem acredita que o dispostivo possa chegar ao mercado em até dois anos. No período, será necessário criar um processo de homologação para determinar como deve ser feito o monitoramento desse etanol em toda a cadeia.

Resposta em 40 segundos

O sensor desenvolvido em Campinas pode, no futuro, equipar tanques dos carros, informando ao motorista, em poucos segundos, se o etanol vendido pelo posto está dentro das normas estabelecidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“Esse sensor e essa eletrônica foram preparados para uma resposta de 40 segundos. Como estamos tratando com etanol combustível, a gente quer ter certeza que o valor lido nesse dispositivo seja o mais próximo da realidade”, explica Bufon.

Repercussão: Portal do Xingu; RPA News; Sindicombustíveis Bahia; Folha PA; Minaspetro; Folha MT; Revista Canavieiros; Sinpospetro; ORM News; Nova Cana; CanaOeste

O post Dispositivo revela em poucos segundos se etanol é “batizado” apareceu primeiro em CNPEM.