Assessoria de Comunicação em 21/10/2022

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) assinou hoje, 26/10, acordo de cooperação com o European Research Infrastructure Consortium for Structural Biology Research (Instruct-ERIC). Este é o 11º acordo que a infraestrutura europeia mantém com uma instalação de biologia estrutural de nível internacional e o CNPEM é a segunda instituição brasileira a fazer parte do consórcio.

“Estou entusiasmado com a crescente interação das comunidades de Biologia Estrutural presentes na América do Sul e Europa. A Covid-19 tornou evidente a necessidade de intercâmbio científico em escala global. A diversidade dos recursos, o intercâmbio de metodologias científicas e o treinamento de jovens cientistas serão partes essenciais de nossas colaborações futuras”, disse Harald Schwalbe, diretor do Instruct-ERIC.

 

“A promoção de parcerias internacionais é parte importante na estratégia do CNPEM. A colaboração com o Instruct-ERIC representa uma oportunidade para fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e de pesquisadores. Tem o potencial de impactar os usuários latino-americanos, que se beneficiam das instalações abertas do CNPEM, a fim de conduzirem pesquisas competitivas”, afirma o diretor geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva.

 

Rodrigo Portugal, coordenador das instalações de Criomicroscopia Eletrônica (Cryo-EM) no CNPEM diz que “Ter um acordo de cooperação entre o CNPEM e a Instruct-ERIC será de importância significativa para nossa estratégia em Cryo-EM. Isso nos permitirá fortalecer nossas colaborações científicas com a União Europeia e ampliar nossa capacitação no campo”.

Oficialmente assinado em 21 de outubro na International Conference on Research Infrastructures (ICRI 2022), o acordo significa que os pesquisadores do CNPEM podem agora ter acesso internacional e participar de treinamentos e intercâmbio de pessoal, organizadoss pelo Instruct-ERIC.

O CNPEM junta-se a uma lista de instituições que já participam do consórcio Instruct-ERIC:

Centro Brasileiro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, São Paulo)
Universidade de São Paulo (USP)
Instituto de Investigaciones Bioquímicas de La Plata INIBIOLP (CONICET-UNLP)
Instituto de Químicay Fisicoquímica Biológicas (Universidad de Buenos Aires)
Instituto de Biología Molecular y Celular de Rosario (IBR)
Fundacion Instituto Leloir (FIL, Buenos Aires)
Universidade de Buenos Aires (UBA)
Universidade de San Martin (UNSAM)
Instituto Pasteur (Montevidéu)
Universidade de la Republica (Montevidéu)
Universidade da Cidade do Cabo (UCT, África do Sul)

 

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.

O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.

Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas.

A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.

 

O post CNPEM assina acordo de cooperação com consórcio de infraestrutura de pesquisa europeia Instruct-ERIC apareceu primeiro em CNPEM.