O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizou nesta quinta-feira (16) a cerimônia de apresentação de seu novo Diretor-Geral, Carlos Américo Pacheco. O evento aconteceu no campus do CNPEM na cidade de Campinas – SP e contou com a presença do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
O Ministro visitou as instalações dos quatro Laboratórios Nacionais do CNPEM e destacou a importância do Centro para a construção da soberania científica e tecnológica do Brasil. Segundo Aldo Rebelo, os temas de pesquisa do CNPEM, como biocombustíveis e doenças negligenciadas, correspondem às demandas mundiais e nacionais. “Aqui se faz ciência voltada às exigências do nosso povo e do Brasil”, afirmou Rebelo.
Durante seu discurso de apresentação, Carlos Américo Pacheco reiterou o comprometimento do CNPEM e de seus Laboratórios Nacionais com a produção de novos conhecimentos, o aumento da qualidade de vida dos brasileiros e com a geração de oportunidades econômicas – na fronteira da inovação: “Devemos servir em primeiro lugar ao país, aos seus desafios estratégicos”.
O novo Diretor-Geral também defendeu o modelo de Organização Social, destacando a importância que este modelo de gestão exerce para a produção de melhores resultados. “O Estado brasileiro pode executar políticas públicas com maior impacto e qualidade valendo-se de Organizações Sociais pautadas pelo mérito”, afirmou Pacheco.
Carlos Américo Pacheco foi empossado Diretor-Geral do CNPEM no dia 30 de março deste ano. “O Conselho de Administração do Centro elegeu Pacheco por unanimidade”, lembrou José Ellis Ripper Filho, membro do Conselho de Administração do CNPEM, representante do Diretor do Conselho, Pedro Wongtschowski, na sessão solene. Ex-reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pacheco deve cumprir um mandato inicial de três anos.
Jonas Donizette, Prefeito de Campinas; Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Presidente Honorário do CNPEM e José Ellis Ripper Filho, representante do Conselho de Administração do CNPEM compuseram a mesa diretora da Sessão Solene, ao lado de Pacheco e do Ministro Aldo Rebelo.
A cerimônia também contou com a presença de convidados e autoridades ligadas diretamente ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, como Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP); Marco Antonio Raupp, Ex-Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Glaucius Oliva, Ex-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Prof. Fernando Sakane, Reitor do ITA; Leonel Perondi, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).