LNNano - Brazilian Nanotechnology National Laboratory

Bolsa de Doutorado FAPESP para a UFABC e LNNano

O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) oferece uma bolsa de estudos de Doutorado em uma das seguintes áreas de conhecimento: Física/Química de Materiais, Engenharia de Materiais ou áreas afins.

A proposta tem como título: “Engenharia de interface de nanocristais de semicondutores óxidos para reações de oxidação da água induzida pela luz solar” e as atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático “Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte”, sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio, diretor do LNNano.

O candidato, sob supervisão do Prof. Flavio Leandro de Souza (UFABC), terá como projeto o estudo de interfaces de semicondutores para aplicação em dispositivos para produção de hidrogênio via fotoeletroquímica. Os nanomateriais serão preparados por rotas químicas e modificados por deposição física (Atomic Layer Deposition – ALD,) entre outras disponíveis na UFABC e no LNNano. 

As disciplinas desta opção de doutorado deverão ser cursadas no campus da UFABC, em Santo André-SP. A execução do projeto será realizada na Universidade e no LNNano, localizado no campus do CNPEM, em Campinas.

Pesquisador responsável: Dr. Flavio Leandro de Souza.

Importante: O aluno poderá optar pela pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados ou Física da UFABC. 

Para se inscrever, o candidato deverá enviar CV e Histórico Escolar para fleandro.ufabc@gmail.com. Na mensagem o assunto deve conter: nome completo do candidato e DD-Bolsa-FAPESP. As candidaturas serão recebidas até o dia 15/09/2019.

Requisitos do candidato 

  1. O bolsista deve ter potencial como pesquisador;
  2. Graduação recém-concluída e no prazo normal, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, estágio bem sucedido de iniciação científica.

Para saber mais sobre os requisitos e normas vigentes da FAPESP para a implementação da bolsa de DD, consulte o link a seguir: http://www.fapesp.br/278