A Infraestrutura possibilita fabricação de dispositivos em sala limpa e opera em fluxo contínuo para atendimento a pesquisadores
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebe, em fluxo contínuo, propostas para uso de instalações de micro e nanofabricação. Pesquisadores de todo o país podem submeter propostas de pesquisa pelo sistema SAU online escolhendo a instalação adequada à execução do projeto. O uso das instalações abertas do CNPEM é gratuito para usuários acadêmicos com a intenção de publicar os resultados.
Candidatos com propostas aprovadas terão à disposição um parque de equipamentos que viabiliza a fabricação de dispositivos em sala limpa, sendo contempladas técnicas diversas, com destaque para:
- Litografia por feixe de elétrons;
- Fotolitografia;
- Corrosão e Deposição de filmes finos;
- Caracterização elétrica de dispositivos.
As propostas são avaliadas internamente pela equipe de especialistas para validar a viabilidade técnica. Usuários interessados em utilizar as instalações são encorajados a fazerem contato com a coordenação da instalação pelo e-mail nanofabricacao@lnnano.cnpem.br antes de submeterem suas propostas via SAU Online.
A aproximação com a equipe do CNPEM pode oferecer instruções valiosas sobre as capacidades técnicas das instalações abertas e acelerar o processo de avaliação das propostas após a submissão via SAU Online.
Suporte para a execução dos experimentos
Pesquisadores com submissões qualificadas para uso das instalações serão assistidos por profissionais do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM durante a execução das propostas.
A divisão de dispositivos, responsável pelos processos de micro e nanofabricação, conta com equipe multidisciplinar além de sofisticados equipamentos para litografia eletrônica e ótica, deposição de filmes finos e corrosões.
Auxílio para usuários fora do estado de São Paulo
Pesquisadores de instituições de fora do Estado de São Paulo com propostas aprovadas poderão solicitar auxílio viagem para custeio de transporte, alimentação (almoço) e hospedagem. Veja detalhes e regras de concessões na página do Escritório de Usuários do CNPEM.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. O CNPEM é responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).