Realizado no auditório do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) nos dias 23 e 24 de julho de 2015, o V workshop em Microfluídica contou com a presença de mais de 130 participantes oriundos de 10 estados brasileiros. Professores, estudantes e profissionais de 20 universidades, seis centros de pesquisa e 11 empresas aproveitaram os dois dias do evento para apresentar trabalhos, discutir ideias e estimular novas cooperações. A programação oficial contou com oito palestras de convidados e oito seminários de estudantes, escolhidos entre os 42 resumos submetidos, além das sessões de pôsteres.
A Royal Society of Chemistry (RSC) por mais um ano apoiou o evento e premiou três trabalhos de estudantes nas categorias: Analyst, para trabalhos em bioanalítica; Analytical Methods, para trabalhos envolvendo química analítica, e Lab On a Chip (LOC), para melhor contribuição em microfluídica. Eduardo L. Rossini, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi agraciado com o prêmio Analyst, pelo trabalho “Determinação simultânea de acido úrico e creatinina utilizando µPAD com detecção por imagem digital”. Roger Cardoso Moreira, da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu o prêmio Analytical Methods pelo trabalho “Adaptação de um sistema de eletroforese comercial para separação de aminas quaternárias em microchips”. E o prêmio Lab On a Chip (LOC) foi concedido a Houari Cobas Gomez, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), pelo trabalho “3D focalization LTCC microfluidic device for nanoparticle synthesis by nanoprecipitation”.
A comissão de seleção foi presidida pelo Prof. Charles Henry, Colorado State University, USA, convidado especial para a palestra de abertura do evento. As pesquisas do Prof. Henry se concentram em sistemas de análise miniaturizados (lab-on-a-chip), para aplicação em monitoramento ambiental e biossensores. Na ocasião, apresentou a palestra intitulada “Emerging Applications of Porous Microfluidic Devices”. O pesquisador veio a convite do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio).
O coordenador do Laboratório de Microfabricação (LMF/LNNano), Angelo Gobbi, esteve à frente da organização do evento nas primeiras cinco edições e avalia que, além do contínuo aumento no número de participantes, “a qualidade dos trabalhos apresentados têm crescido fortemente, acompanhando o fortalecimento dos grupos de pesquisa que trabalham nessa área multidisciplinar”, diz Gobbi.
Veja a galeria de fotos do evento e outras informações em: http://pages.cnpem.br/workshopmicrofluidica/