Moléculas biológicas em solução são a base da vida. Soluções vitrificadas de complexos biológicos podem ser visualizadas diretamente em um microscópio eletrônico criogênico através da técnica de criomicroscopia eletrônica (Cryo-EM), fornecendo uma janela para a visualização do funcionamento de nossas máquinas biomoleculares.O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está equipado com a última geração de criomicroscópios eletrônicos, que possibilitam a obtenção de estruturas de alta resolução de macromoléculas biológicas.
Este projeto visa o desenvolvimento de novos métodos e procedimentos de coleta e processamento de dados, incluindo metodologia de instrumentação para criomicroscopia resolvida no tempo. O CNPEM, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), oferece 4 Bolsas de Doutorado Direto (DD) para atuar nesse projeto. Os projetos de Doutorado visam o uso e desenvolvimento de novos métodos, juntamente com outros já estabelecidos, para o entendimento estrutural de diferentes macromoléculas biológicas, incluindo grandes complexos macromoleculares e proteínas de membrana. O Projeto será realizado no Laboratório de Criomicroscopia Eletrônica (Divisão de Nanobiotecnologia) do LNNano/CNPEM.
Requisitos para a vaga
- Graduação completa. A depender do projeto serão aceitos candidatos dos cursos de Física, Engenharia Física, Computação, Matemática, Farmácia, Biologia, Bioquímica, Biomedicina, Biotecnologia, e cursos correlato;
- Atender a todas as exigências feitas pela FAPESP para usufruir da bolsa de Doutorado Direto (DD). Leia mais no site da FAPESP.
- Experiência em produção heteróloga de proteínas, técnicas de caracterização de proteínas e de biologia molecular, programação, microscopia eletrônica, podem ser diferenciais, a depender da vaga.
Como se candidatar
Os interessados deverão enviar, até 12 de março de 2023, CV para o endereço projetocrio@lnnano.cnpem.br.
Para saber mais detalhes sobre os projetos, entre em contato com Marin van Heel (marin.vanheel@lnnano.cnpem.br) e Rodrigo Portugal (rodrigo.portugal@lnnano.cnpem.br)
Mais informações sobre a pesquisa do Laboratório de Criomicroscopia Eletrônica:
- https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/pesquisador-suico-candidato-ao-nobel-de-quimica-desenvolve-tecnica-vencedora-em-campinas.ghtml
- https://cnpem.br/enzimas-em-forma-de-borboleta-revelam-detalhes-ineditos-do-metabolismo-de-bacteria-probiotica-do-intestino-humano/
- https://sv-se.facebook.com/CNPEM/posts/5899333080092799/
- https://cnpem.br/cnpem-revela-inedita-estrutura-do-virus-mayaro/
Mais informações sobre o Laboratório de Criomicroscopia Eletrônica:
- https://lnnano.cnpem.br/cnpem-tem-propostas-de-financiamento-selecionadas-pela-chan-zuckerbeg-initiative-czi/
- https://www.science.org/content/article/democratizing-cryo-em-broadening-access-expanding-field
- https://lnnano.cnpem.br/cryo-em-training-at-thermo-fisher-scientific-reduces-learning-curve-for-brazilian-lab