Trabalho desenvolvido no LNNano/CNPEM é nomeado entre os melhores pôsteres do MRS Fall Meeting 2025, um dos principais eventos da área
Danilo Biazon Janes, especialista do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/CNPEM), teve seu trabalho científico reconhecido internacionalmente ao receber o prêmio Best Poster Award Nominee durante o 2025 MRS Fall Meeting & Exhibit, realizado no início de dezembro, em Boston (EUA).

O trabalho apresentado por Janes, intitulado “Unveiling the Electrostatic Potential at ZnO Varistor Grain Boundaries Using Differential Phase Contrast STEM (DPC-STEM)”, utiliza técnicas avançadas de microscopia eletrônica para investigar barreiras de potencial e contornos de grão em cerâmicas semicondutoras, com foco em varistores de óxido de zinco (ZnO). A pesquisa é desenvolvida no âmbito de seu doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e contribui para o aprofundamento do entendimento da física e da química das interfaces nesses materiais, amplamente utilizados em dispositivos de proteção elétrica.
O estudo foi desenvolvido com o uso da infraestrutura de microscopia eletrônicaavançada do LNNano/CNPEM, com destaque para a aplicação da técnica de DPC-STEM(Differential Phase Contrast Scanning Transmission Electron Microscopy) , que possibilita a caracterização de propriedades eletrostáticas em nível nanométrico.
“O reconhecimento no MRS Fall Meeting reforça a excelência da pesquisa que vem sendo desenvolvida no CNPEM e evidencia o papel estratégico da infraestrutura do LNNano para avançarmos no entendimento de nanomateriais e suas propriedades”, afirma Danilo Biazon Janes.
A pesquisa contou com a orientação do assessor científico do LNNano/CNPEM e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Edson Roberto Leite, além da colaboração de pesquisadores da instituição. Além disso, o estudo conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES,, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Centro de Engenharia Molecular para Materiais Avançados (CEMol).
Sobre o LNNano
O Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) atua na pesquisa e no desenvolvimento envolvendo a escala nanométrica, por meio de infraestruturas sofisticadas e equipes altamente especializadas, capazes de buscar respostas a desafios científicos e alavancar soluções tecnológicas. Suas instalações abertas compõem um parque único no País, incluindo microscopia eletrônica, criomicroscopia, microscopia de força atômica, além de salas limpas e laboratórios que possibilitam desde a síntese e a caracterização de materiais até a fabricação de dispositivos. Sua pesquisa científica aborda temas estratégicos, nos quais a nanociência e a nanotecnologia contribuem para a solução de problemas nacionais, como em energias renováveis, materiais para a sustentabilidade, saúde e dispositivos quânticos. O LNNano faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).


