Assessoria de Comunicação em 27/08/2014]
O estudante de doutorado Vitor Hugo Balasco Serrão foi vencedor de dois prêmios durante o evento conjunto International Union of Microbeam Analysis Societies VI (IUMAS-6) e Microscopy and Microanalysis (M&M 2014), realizados de 2 a 7 de agosto nos Estados Unidos.
O trabalho intitulado “Investigation of Escherichia coli selenocysteine synthase (SelA) complex formation using cryo-electron microscopy (cryo-EM)”, de autoria de Serrão e Ivan Rosa e Silva, ambos doutorandos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), foi vencedor do prêmio “M&M Student Poster Award”. Serrão também recebeu o “Early Career Scholar Award”. Ambos os prêmios são oferecidos pela organização da M&M 2014, o último, também é entregue pela IUMAS-6.
O pôster premiado faz parte do trabalho de doutorado de Serrão e de Silva. Desde o mestrado, os estudantes vêm buscando técnicas para desvendar o complexo Selenocisteína Sintase (SelA) da bactéria Escherichia coli. Segundo Serrão, ainda existem poucos estudos sobre caracterização desta via e poucos lugares na América Latina fornecem técnicas que viabilizam esse tipo de estudo. Atualmente, ele se concentra na caracterização do complexo utilizando a técnica de criomicroscopia eletrônica de partículas isoladas, existente no Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNNano/CNPEM).
“Neste momento, encerramos a parte bioquímica e estamos processando dados da caracterização”, pontua Serrão. A técnica de criomicroscopia foi escolhida por oferecer ótima resolução para a observação de grandes complexos macromoleculares, como a SelA. No Brasil, o LNNano é o único local a disponibilizar esta técnica. O trabalho desenvolvido por Vitor Serrão é orientado pelo professor do IFSC/USP, Otavio Henrique Thiemann, em colaboração, no LNNano, com o pesquisador do grupo de Criomicroscopia Eletrônica (CME/LNNano), Rodrigo Villares Portugal. “O reconhecimento internacional deste trabalho mostra o potencial e a relevância desta técnica para a área de biologia estrutural no país”, opina o pesquisador. Este projeto conta ainda com a participação do Prof. Marin Van Heel, da Universidade de Leiden, que é pesquisador visitante no Laboratório desde 2012. Também contribuíram para o trabalho Alexandre Cassago (CME/LNNano) e Jefferson Bettini, do Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME/LNNano).
O IUMAS-6 é um pré-evento dedicado aos delegados da organização, com conteúdo exclusivo sobre tópicos de interesse da IUMAS e os últimos avanços científicos de áreas relacionadas ao grupo, realizado sempre nos dias que antecedem a M&M. A edição deste ano da Microscopy and Microanalysis 2014 reuniu cerca de 2 mil pesquisadores de todo o mundo. O programa científico é bastante abrangente e cobre diversos temas nas áreas de Biologia, Ciência dos Materiais, Forense, Indústria e outros.