Assessoria de Comunicação em 12/05/2023
O diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Rodrigo Barbosa Capaz, foi diplomado como Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Físicas, durante a Reunião Magna 2023 da ABC, realizada de 9 a 11 de maio de 2023, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Com o tema “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento discute a importância da ciência básica para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, e como como ela pode contribuir com o bem-estar da sociedade e para a formulação de políticas públicas, em apresentações de palestrantes nacionais e internacionais.
Eleitos na Assembleia Geral de 1º de dezembro de 2022, foram diplomados na noite de 10 de maio os seguintes membros da ABC: Carolina Bhering de Araujo (IMPA) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ), na área de ciências matemáticas; Rodrigo Barbosa Capaz (CNPEM & UFRJ), ciências físicas; Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE), em ciências químicas; Rômulo Simões Angélica (UFPA), em ciências da Terra; Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), em ciências biológicas; Denise Pires de Carvalho (UFRJ) e Rafael Roesler (UFRGS), em ciências biomédicas; Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina), em ciência da saúde; Anete Pereira de Souza (Unicamp), em ciências agrárias; Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen (UFRJ), em ciências da engenharia; Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), em ciências sociais. Também foi eleita, na área de ciências biomédicas, Marta Maria Geraldes Teixeira (USP), mas não pôde comparecer à solenidade de diplomação.
Leia mais sobre a Reunião Magna 2023 da ABC em: https://www.abc.org.br/2023/05/11/rmagnaabc2023-sessao-solene-i/
Rodrigo Barbosa Capaz é Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e Ph.D. em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (1996). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador 1A do CNPq. Guggenheim Fellow (2003) e Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Physics (2009). Pesquisador visitante na U. C. Berkeley em 2003-2005 e 2009-2010, e no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) em 2020-2021. Coordenador do Laboratório de Nanometrologia Teórica do Inmetro (2006-2016). Membro do Comitê de Assessoramento de Física e Astronomia do CNPq (2014-2017). Membro da IUPAP Comission C8 (Semiconductor Physics) (2017-2021). Membro (2017-2019) e Presidente (2019-2021) da Comissão de Área de Física da Matéria Condensada e Materiais da Sociedade Brasileira de Física. Presidente da Sociedade Brasileira de Física (2023-) e Membro da Academia Brasileira de Ciências (2023-). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: grafeno e materiais 2D, nanotubos de carbono, semicondutores, dispositivos orgânicos e superfícies.
Sobre o CNPEM
Ambiente único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do MCTI. O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O Centro reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.
Com informações da Academia Brasileira de Ciências. Fotos: Cristina Lacerda