O pesquisador do Laboratório de Materiais Nanoestruturados (LMN/LNNano), Dr. Mathias Strauss, foi agraciado no dia 24 de maio de 2016 com o Prêmio Inventores UNICAMP 2016, na categoria Patentes Concedidas. A patente premiada descreve um processo de preparação de peneiras moleculares microporosas do tipo chabazita a partir de organoaluminofosfato lamelar. A rota de preparação proposta relata a utilização de uma fonte única de Al e P sem adição de direcionadores estruturais orgânicos. O tipo de material produzido possui importantes aplicações na área de catálise em processos de conversão de metanol em olefinas leves, com grande apelo na área de química verde.

A patente foi depositada no ano de 2006 pelo Grupo de Peneiras Moleculares Micro e Mesoporosas (GPM3), do Instituto de Química (IQ) da UNICAMP, coordenado pela Profa. Dra. Heloise de Oliveira Pastore, no qual o Dr. Mathias Strauss realizou a sua iniciação científica e seu mestrado na temática explorada pela patente concedida. Ano passado o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a patente aos inventores.

Mais informações sobre a patente “Processo de confecção de silicoaluminiofosfato com estrutura tipo chabazita, silicoaluminofosfato com estrutura tipo chabazita, processo de confecção de peneira molecular baseada em silicoaluminofosfato com estrutura tipo chabazita e peneira molecular baseada em silicoaluminofosfato com estrutura tipo chabazita” podem ser encontradas em:

https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/PatenteServletController?Action=detail&CodPedido=705171

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário