LNNano - Brazilian Nanotechnology National Laboratory

Evento promove cooperações em Meio Ambiente e Saúde

Print this pageShare on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn

Os pesquisadores do LNNano Mathias Strauss e Cátia Crispilho Corrêa participaram, entre 29 e 31 de agosto, do Sandpit Brazil-UK “Water and Health Improvements Enabled by Advanced Materials”, realizado em Brotas-SP. O evento contou com a participação de um time multidisciplinar de 20 pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da Universidade de Bath no Reino Unido.

O papel do evento foi estabelecer e fortalecer cooperações em projetos de pesquisa nas áreas de água e saúde. O principal objetivo foi discutir tecnologias e processos inovadores que sejam efetivos e acessíveis para reduzir a incidência de doenças associadas ao ineficiente tratamento de água, e novas alternativas de tratamentos e produtos na área da saúde.

Nos 3 dias foram discutidas grandes problemáticas na área de água e saúde no Brasil, e avaliadas as possibilidades científicas e tecnológicas para solução das mesmas. Além disto, foram identificadas as competências internas e externas ao grupo, e fontes de financiamento disponíveis para projetos. No final foram elaboradas 3 pré-propostas de pesquisa para:

  • O desenvolvimento de sensores integrados para a detecção simultânea de múltiplos patógenos e substâncias/elementos nocivos (metais pesados por exemplo) na água.
  • A melhoria na performance de tratamentos de câncer de pele que façam uso de terapias fotodinâmicas e coquetéis enzimáticos.
  • O desenvolvimento de sistemas de filtragem de baixo custo para descontaminação de água em pequenas comunidades das regiões amazônica e do semi-árido utilizando recursos naturais localmente abundantes e disponíveis.

Os próximos passos serão a formalização destas propostas de pesquisa, a consolidação dos grupos de trabalho em cada uma delas, e a viabilização dos recursos financeiros para a sua execução tanto no Reino Unido como no Brasil.