Assessoria de Comunicação em 03/11/2014

Luís Fernando da Silva, estudante de pós-doutorado pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi selecionado para receber o Prêmio Capes de Tese, edição 2014, na área de materiais. A pesquisa premiada foi realizada durante o seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e consistiu na aplicação de um novo método para a síntese do composto químico titanato de estrôncio ferro (SrTi1-xFexO3), que apresentou propriedades eficazes para sensores de gás.

O composto químico trabalhado nessa pesquisa foi escolhido por conta do método de preparo que, convencionalmente, requer altas temperaturas (em torno de 1400ºC) e longos períodos de sinterização, por volta de 16 horas. O tratamento proposto em sua tese de doutorado, no entanto, utilizou o método hidrotermal assistido por micro-ondas, no qual foi possível reduzir tanto a temperatura necessária (140ºC) quanto o tempo de síntese do composto, para intervalos de apenas 10 minutos.

Segundo Silva, a utilização das instalações do CNPEM foi de grande importância, visto que não existiam trabalhos na literatura que demonstrassem as propriedades estruturais do titanato de estrôncio ferro obtido por este método. Uma vez que o composto foi preparado, o estudante utilizou tanto a instrumentação do LNNano, quanto a do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para as primeiras análises.

No síncrotron, o estudante realizou medidas de caracterização, XANES (X-Ray Absorption Near Edge Structure) e EXAFS (Extended X-Ray Absorption Fine Structure), na linha de luz X-ray Absorption Fine Structure (XAFS-2). No Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME/LNNano), também foram realizadas análises com os microscópios eletrônicos de transmissão, em colaboração com o professor Waldir Avansi Jr, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ao final do trabalho, Luís Fernando da Silva e seu orientador, Valmor R. Mastelaro, professor do Instituto de Física da USP em São Carlos (IFSC), investigaram o potencial do composto SrTi1-xFexO3 como sensor de gás ozônio. Por meio de litografia e metalização eles produziram eletrodos interdigitados, os quais permitiram a realização dos testes de detecção de gás. Para a criação desses sensores, eles utilizaram as instalações disponíveis no Laboratório de Microfabricação e Filmes Finos (LMF/LNNano).

O trabalho premiado, “Síntese e caracterização do composto SrTiO3 e SrTi1-xFexO3 através do método hidrotermal assistido por micro-ondas”, foi orientado pelo professor Valmor R. Mastelaro e teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Instituído em 2005 e realizado anualmente desde então, o Prêmio Capes de Tese condecora as melhores teses de doutorado defendidas no ano anterior à premiação. O anúncio dos vencedores da edição 2014 foi realizado no início de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário